04/06/10

As dívidas do PS

O Partido Socialista devia mais de 35 milhões de euros no final de 2009, o que representa um agravamento de 32 milhões (969,6 por cento) face a 2008.

As dívidas dos cinco maiores partidos totalizavam 48,9 milhões de euros no final do ano passado, contra apenas 7,8 milhões um ano antes. Ou seja, o PS sozinho já tem mais dívidas do que todos os outros juntos, substituindo assim o PSD que, em 2008, era o partido que detinha este registo. Estas são algumas das conclusões que se podem retirar da análise efectuada pelo PÚBLICO às contas anuais de 2009 dos partidos políticos, entregues no Tribunal Constitucional. O prazo para entregar as contas naquele tribunal - para que a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos as possa agora auditar - terminou a 31 de Maio.

Dos cinco principais partidos com assento parlamentar o PS é o único que fecha o ano com as contas no vermelho. O resultado líquido do exercício socialista termina com um prejuízo de cerca de dois milhões de euros. Isto depois de ter conseguido um lucro de dois milhões em 2008.

Mas os números mais assustadores estão mesmo na categoria das dívidas a terceiros. O PS tinha dívidas a curto prazo aos seus fornecedores, no final de 2009, no valor de 15,1 milhões. Também a curto prazo, acumulou 11,2 milhões de dívidas a instituições de crédito. Há ainda mais oito milhões de dívida a credores não identificados no balanço. E a este valor há a acrescentar 712.240 de dívidas a bancos, mas de longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.