07/06/10

Subsídio de desemprego

21 mil pessoas perderam subsídio de desemprego

Nos primeiros três meses do ano, a Segurança Social retirou o subsídio de desemprego a 21 mil pessoas, o que permitiu gastar menos 13,147 milhões de euros com a prestação.

A Segurança Social tirou o subsídio de desemprego a 233 pessoas por dia, no primeiro trimestre. No total, foram 21 mil os desempregados cuja prestação foi anulada, alguns porque simplesmente recomeçaram a trabalhar ou saíram do país, mas outros porque quebraram alguma das regras previstas na lei. No mesmo período do ano passado, o subsídio tinha sido retirado a pouco mais de 16 mil beneficiários.

São vários os motivos que podem levar a Segurança Social a tirar o subsídio: foi convocado para ir a um centro de emprego e não apareceu, ou faltou à apresentação de duas em duas semanas a que está obrigado; recusou, sem ser pelas razões previstas na lei, um emprego proposto pelo Estado, uma acção de formação ou trabalho socialmente útil (por exemplo, num museu ou escola, recebendo, em troca, o fundo do desemprego mais uma bolsa de 20% do valor do subsídio); desistiu da inscrição no Instituto do Emprego sem dar razão; ou não conseguiu provar que fez esforços para encontrar emprego.

Com estes cortes, o Estado deixou de gastar 13 milhões de euros. Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.